Minha imagem!

06 fevereiro 2019

Horizon Zero Dawn: Um jogo de muitas reviravoltas e ensinamentos

Hj é dia de JOGO!
Yoo minhas raposinhas sensuais, tudo melzinho na chupeta!? Hoje resolvi iniciar a introdução desse post com uma pseudo-frustração otaqueira, pois recentemente descobri que a Panini já tinha lançado faziam décadas os mangás do meu xodó Psycho-Pass e eu PERDI A CHANCE DE COMPRAR AS DESGRAÇAS DOS VOLUMES... Ok, vocês devem estar pensando "mas hina é só comprar pela internet!", sim, só comprar pela internet E VENDER UM DOS MEUS RINS PRA PAGAR AQUELE FRETE DESGRAÇADO, POIS EU MORO NO FIM DO MUNDO. Porém, por mais ferrado que otaku seja, ainda temos nossos dias de glória e felizmente eu tive o meu dia glorioso ao achar aleatoriamente numa banquinha da praia DOIS FUCKING VOLUMES DE PSYCHO PASS! (mais em específico o volume 2 e 6... Fora de ordem, mas já deu pra aquecer meu coraçauzinho), então nem tudo está perdido. Entretanto, encerrarei aqui os assuntos otaqueiros, pois o post de hoje foge um pouco dessa temática. Hoje é dia de resenha, porém não resenha de um anime ou mangá, mas sim, resenha de um JOGO, mais específico um Jogo exclusivo do PS4 que me surpreendeu de maneiras nunca surpreendidas antes, HOJE É DIA DE ENALTECER HORIZON: ZERO DAWN!

Sinopse:
No jogo as máquinas tomaram a dianteira dos zumbis na corrida "Bora fazer uns apocalipses" e meteram o louco no mundo, fazendo com que a população humana fosse reduzida e distribuída em tribos.... [Ok, essa intro sobre o jogo tá zuada demais, então vamos recomeçar isso para ver se fica mais apresentável]

Num mundo pós-apocalíptico onde a natureza recuperou sua soberania, máquinas avançadas dominam o "topo da cadeia alimentar", enquanto os humanos se tornaram submissos a essas mesmas máquinas tendo que sobreviver a fúria delas ao mesmo tempo que se organizam em tribos, no qual vivem da coleta e troca de sucatas provindas dessas máquinas. É nesse contexto que somos apresentados a protagonista Aloy, uma garota pertencente a tribo dos Nora que foi exilada logo após seu nascimento, porém que estava destinada a grandes feitos em sua era.



[ E QUE O SURTO COMECE ]
Obs: Podem ler de boas sem medo de levar spoiler, pois quando tiver eu aviso

A história:










Horizon Zero Dawn possui um universo muito rico, principalmente na história, no qual é o primeiro ponto que eu quero me focar, uma vez que a história desse jogo É DE PIRAR O CABEÇÃO! SAPORRA ME DESGRAÇOU DA CABEÇA DE UMA FORMA QUE VOCÊS NÃO TEM NOÇÃO! Os plots do jogo são de tirar o fôlego e o mais impressionante de tudo: Estão L I T E R A L M E N T E em nossa frente, sendo jogados na tela! Basta a pessoa ter um pouco de atenção e um mínimo de conhecimentos em genética (#DICA) para serem percebidos. Aliás, os temas abordados na história me pegaram de jeito, uma vez que Horizon mistura uma que outra coisinha de biologia no seu enredo (sendo que biologia é uma das minhas áreas favoritas), além de ter uma pegada bem legal envolvendo a conscientização sobre o meio ambiente.

Então, basicamente nós temos: Mundo pós-apocalíptico + Robôs pistolando + Humanidade "resetada" + Se quiserem que ainda tenha água e alimento no futuro não façam merda no passado (porque consertar essa merda vai resultar em uma merda maior ainda).

Mas voltando ao "Jogo filho da puta que larga as coisas na cara sem você saber", a história de Horizon pode ser dividida em duas "partes", ou seja, uma história contada pelo próprio jogo (vulgo, a história pelo ponto de vista da Aloy) e uma história documentada, sendo que é nessa segunda parte que o jogo nos dá a verdadeira rasteira. Enquanto o game te conta uma história através da Aloy, esse mesmo jogo conta OUTRA história através dos arquivos de texto e áudio que o jogador encontra pelo mapa e missões. E a partir daí a pessoa percebe que há um desencontro de informações! E isso É GENIAL! Pois o jogo está te contando uma coisa através da Aloy e te faz acreditar fielmente naquilo que está sendo contato, pois são coisas que a história estabelece como "base", mas no final a "verdadeira história" está sendo contada é pelos documentos e outros detalhes escancarados na tela do jogo, mas que só serão verdadeiramente percebidos após a revelação do plot (ou caso a pessoa seja muito atenta a esses detalhes).

Outra característica interessante da história de Horizon, é que assim que o jogo começa se percebe que a humanidade meio que "resetou", pois mesmo que os humanos estejam convivendo com máquinas ultra tecnológicas eles não possuem nenhum conhecimento sobre ciência, portanto novamente a humanidade acaba se voltando para os mitos e com isso uma parte da história de Horizon é contada através de metáforas. Sendo assim, os costumes das tribos e a maneira como os personagens observam o mundo acaba sendo através de metáforas (que em certos casos acabam sendo bem literais *coff* Mãe de Todos *coff*).

______________________________________________________________________________

Apenas para contextualizar ]

Mesmo a humanidade tendo perdido todo o seu conhecimento, as tribos sabem da existência da nossa era, tanto que chamam de "Era metálica", porém são raras as pessoas que exploram as nossas ruínas, pois são consideradas um tabu, uma vez que no jogo somos vistos como uma espécie de "pecadores" (pessoas que ferraram com o mundo e foram severamente punidas).

[ Exemplo de plot escancarado na tela com spoiler violentaço ]

Sobre os plots escancarado na tela há o exemplo da Deusa idolatrada pelos Nora, a chamada "Mãe de Todos", não pensem que eles colocaram esse nome apenas por colocar, esse é um dos grandes plots bem escancarados no jogo, mas que só é 100% compreendido quando o jogo nos revela o que tem atrás da grande "Deusa" Mãe de Todos. O nome da Deusa Nora é extremamente literal, uma vez que por trás dela há ruínas de um laboratório que serviu de berçário da nova humanidade.... Sim, nova humanidade, pois no jogo a raça humana foi 100% erradicada, porém antes disso acontecer construíram uma estrutura caralhuda para "criar' novos humanos a partir de um banco de dados genético e úteros artificiais (enfim, é uma longa história que eu não irei contar aqui porque eu estou com preguiça de explicar essa confusão toda :v).



Outro exemplo de plot extremamente escancarado é a cena em que aparece o holograma da Douturoa Soubak (imagem acima), no qual é extremamente semelhante a Aloy, fazendo com que a gente acredite que ela seja a mãe da Aloy ou que pelo menos elas tenham algum grau de parentesco. E o próprio jogo faz questão de contar essa versão, tanto que a partir daí a Aloy sai em busca de pistas sobre a sua mãe. Porém, entretanto, contudo, todavia há um detalhe bem a nossa frente que revela que tudo isso não passa de uma grande e safada mentira, pois ao mesmo tempo que é mostrado o holograma da Soubek, é mostrado também, uma comparação entre o DNA de ambas e como resultado nós temos que a Aloy possui 99,47% do DNA da Soubek, ou seja, NÃO tem como elas serem mãe e filha, uma vez que a Aloy teria que ter apenas 50% do DNA da Soubek (enquanto os outros 50% viriam do pai ~Mendel mandou beijos~), sendo assim a única opção que nos resta é: Aloy é um clone da Soubek. Porém, isso só será revelado oficialmente pelo jogo láaaaaa no final, no clímax da história. Entretanto, esse jogo safado nos faz de trouxa e larga o plot no início de tudo sem a gente sequer perceber! G E N I A L!

[ Exemplo sem spoiler sobre como o jogo usa metáforas no meio da história - Missão secundária "Os esquecidos" ]

Nessa missão Aloy ajuda uma personagem chamada Olara a encontrar seu irmão desaparecido, no qual pode ouvir os "sussurros dos esquecidos" - almas banidas pela Deusa Mãe de Todos, restando apenas o esquecimento para elas - Mais uma vez Horizon traz um contexto bem místico através da tribo dos Nora, entretanto após sermos apresentados ao irmão de Olara a gente percebe pelo comportamento dele que essas vozes podem ser um surto de esquizofrenia, ao invés de almas esquecidas. No fim, o irmão de Olara é esquizofrênico e estava passando por um surto.

______________________________________________________________________________


No final a pessoa não sabe muito bem o que é apenas "mito" e o que realmente é verídico na história, pois de um lado você tem as tribos criando toda uma lenda para as coisas a sua volta e do outro você tem a parte da ciência e conhecimentos da nossa época totalmente esquecidos por essas tribos e escondidos em ruínas. Além disso, cada tribo possui a suas próprias lendas, costumes e características, assim como a sua própria interpretação do que aconteceu com os humanos da Era Metálica, portanto cabe ao jogador ir juntando as pecinhas do quebra-cabeça para entender o que aconteceu no passado.

A protagonista, VULGO A DEUSA DESSA PORRA TODA










Ok, deixa eu me recompor aqui..... CARALHO MANO FODA-SE EU ME RECOMPOR PORQUE AGORA VOU SURTAR MUITO, POIS ESSE MULHERÃO CHAMADA ALOY MERECE O MUNDO! De longe outro ponto fortíssimo de Horizon Zero Dawn são as personagens femininas, todas elas são incríveis, são guerreiras, são pessoas que trilham o seu próprio caminho, possuem seu background, seu modo de pensar, suas crenças, são personagens que conseguem nos marcar mesmo que algumas tenham pouquíssimo espaço no jogo. Aliás, todo o elenco de personagens de Horizon estão em pé de igualdade, não há um personagem sequer sem um background devidamente construído. E é nesse mar de personagens incríveis que aparece a nossa protagonista!

Aloy desde criança mostrou que não seria do tipo que sentaria e se curvaria para tudo e todos, pelo contrário, desde pequena já questionava alguns costumes da própria tribo, como seu exílio e do Rost. Além disso, sempre foi muito corajosa e desapegada a parte religiosa dos Nora, porém por mais cética que fosse a todo o simbolismo das tribos, ela nunca desrespeitou ou menosprezou alguém devido as suas crenças. E mesmo a Aloy sendo do tipo "durona", que aceita os desafios sem medo, seguindo em frente mesmo que sozinha (aliás, muitas vezes ela prefere estar sozinha), ao mesmo tempo ela possui um lado muito amável, compreendendo o sofrimento dos outros e estendendo a mão para aqueles que precisam de ajuda.

É uma personagem verdadeira consigo mesma e com os outros, não fica dando voltas, então se é necessário falar algo ela fala na cara e na hora. Além disso, está sempre procurando a verdade das coisas, uma vez que é curiosa desde criança, e agora adulta se vê envolvida em um grande mistério sobre seu próprio mundo. Enfim, a Aloy é incrível, ela é independente, forte, amável e de quebra AINDA DESCE A PORRADA NOS DESGRAÇADOS QUE RESOLVEM METER O LOUCO NO JOGO, PORQUE COM ELA GENTE ESCROTA NÃO TEM VEZ!


Juro que agora me recomponho de vez!


Enfim, Horizon Zero Dawn, soube trabalhar muito bem o seu elenco, tanto homens quanto mulheres estão lado a lado se ajudando para sobreviverem, aliás, não importa quem seja: Homem, mulher, jovem, idoso todos tem a sua importância dentro das tribos, uma vez que ninguém pode se dar ao luxo de ficar parado, pois é necessário que todos cooperem para que consigam sobreviver a fúria das máquinas.

Os cenários










Caraí os cenários desse jogo são INCRÍVEIS, cansei de ficar parada só "admirando a paisagem" do jogo, pois é tudo muito rico, muito detalhado. Há áreas de floresta, áreas montanhosas com neve, áreas desérticas e cada tribo se instala numa dessas áreas. Além disso, os animais robóticos são fantásticos, cada um com um design específico, há dinossauros gigantes, pássaros, jacarés gigantes, cavalos, vários robôs imitando ou se inspirando em animais de verdade.

E cada um desses robôs possui habilidades, fraquezas e comportamento próprios, por exemplo: Os Galopes (que são os robôs "cavalo"), fogem quando você se aproxima, já os Pescoções não fazem absolutamente nada, só ficam andando, porém outros robôs como o Pernalonga vem pra cima da pessoa com tudo (aliás, ô bicho satânico desgraçado, esse era o robô que eu mais odiava, saporra sempre vinha pra ferrar com tudo e não morria por nada). Além disso, matando diferentes robôs a pessoa consegue diferentes peças que servem para construir munição, aumentar slot, comprar roupas e equipamentos.

A Era Metálica










Outra coisa que me encantou no jogo foi a parte dos textos e áudios sobre a Era Metálica que o jogador encontra ao explorar o mapa. Eles souberam reproduzir muito bem o nosso cotidiano num cenário futurista (que se passa mais ou menos entre 2050 - 206X), sendo assim há textos sobre catástrofes naturais, sobre refugiados na Europa (com isso entram aquelas velhas discussões partidárias de esquerda - direita), discussões sobre o meio ambiente, pessoas dizendo que tudo é mimimi, outras pessoas sendo parabenizadas por montarem museus em homenagem a pessoas perdidas em tragédias, textos propaganda sobre robôs auxiliares / sobre sorteios suspeitos / sobre pizza sendo entregue através de drones / sobre cápsulas alimentícias para substituir as 3 refeições, gente pistolando em programas, mensagens pessoais de pessoas com medo da guerra / de pessoas de saco cheio da guerra..... É INCRÍVEL! Mesmo o jogador não vendo absolutamente nada sobre essa era, só pelos textos a gente consegue imaginar perfeitamente como era o dia a dia das pessoas e quais assuntos estavam "em alta"

E nisso tudo também acaba entrando discussões sobre a preservação do meio ambiente, principalmente nas missões principais (no qual vão se aprofundando cada vez mais nos mistérios da Era Metálica e seu desfecho). Sendo assim, é mostrado ao jogador que todo esse avanço tecnológico é uma moeda de dois lados, algo que pode ser sim muito benéfico, mas que se usado com descuido pode levar tudo a ruínas.

Alguns pequenos defeitos - Só pra não ficar muita pagação de pau










Lógico que o jogo teria um que outro problema, afinal todos tem, porém particularmente eles não me impediram de aproveitar o game. Mas, para não ficar muito fangirl isso aqui, eu resolvi colocar alguns defeitinhos :v

 [ 1 Bugs ]

Caralho, quando eu joguei Assassin's Creed Syndicate eu pensava que aquela desgraça bugava, mas Horizon Conseguiu dar umas bugadas violentas, tanto que um desses bugs me impediu de finalizar uma missão secundária.

[ 2 Escolhas ]

O jogo ele meio que tem (ou tenta) seguir aquela vibe de Until Dawn / Life Strange de te dar uma possibilidade de resposta / escolha, sendo assim o jogador em alguns casos pode escolher se a Aloy irá agir de forma "firme" / "amável" / "racional", porém essas escolhas não surtiam muito efeito na história, acho que só uma delas é que causava um "impacto maior", mas de maneira geral todas essas escolhas levavam ao mesmo caminho.

[ 3 Golpes com a lança ]

No jogo a Aloy carrega uma lança, no qual possui 2 ataques: Um mais leve e rápido e outro mais lento e pesado, porém eu gostaria que houvesse mais possibilidade de usar a lança, de sei lá, poder turbinar ela e fazer combos de golpes com a mesma.

Resumindo










Horizon Zero Dawn foi um jogo que me surpreendeu de formas nunca surpreendidas antes, ele possui uma história complexa cheia de reviravoltas e reflexões, com uma protagonista poderosa e cenários incríveis. É um jogo que você começa e não quer parar mais, pois há muita coisa para ser explorada, a história, os personagens, as tribos, os robôs, as armas, os cenários... Enfim, abençoado seja o dia que eu não dei ouvidos para os meus irmãos que queriam comprar um Xbox e convenci eles a comprarmos um Play4, caso contrário eu não poderia ter desfrutado desse jogo maravilhoso. Bem, mas chega de textão enaltecedor por hoje, beijos no kore e até o próximo surto!


3 comentários:

  1. IAI! Olha, tem pessoas que vendem no Mercado Livre mangás em grande quantidade (tipo 5 volumes por x preço), com sorte você pode achar um que não cobre frete, mas as vezes, dependendo de quantos volumes eles vendem por x preço, até compensa pagar o frete. Quando eu fui na Bienal do Livro eu acabei comprando o 2º volume de dois mangás diferentes, tava super entendendo o que tava acontencendo -qqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

    Cara, você não acreditar, pelo nome do jogo eu jurava que era um tipo de jogo de corrida sabe, eu tenho quase certeza que tem um Horizon-alguma-coisa que é de corrida ahsuahsausha

    Eu simplesmente adoro jogos que realmente criam os personagens e não só um protagonista e um monte de figurante que tá lá só de enfeite ou só pra morrer, sério. A Aloy parece ser uma personagem muito interessante pelo que você disse, ainda mais por não ficar dando voltas, porque minha nossa senhora, como eu odeio aqueles personagens que ficam enrolando e não falam nada aaa

    Eu sou a louca das paisagens eu jogos aahusahsu Se for bonitona eu fico alguns minutos admirando antes de lembrar que tenho que continuar jogando. E sobre a Era Metálica, cara, que topzera isso, isso me lembra um pouco (muito na real) Outlast 2 (talvez o 1 também, mas é que eu só assisti a gameplay do segundo), porque tinha cartas falando sobre algumas coisas que aconteciam lá, também tinha umas gravações (feitas pelo personagem que controlamos) e ele comentava algumas coisas, é bem interessante.

    Eu me estresso demais com bugs ahsuahsu Acho que jogar Horizon não é uma ideia muito boa no momento haushaushaus Um exemplo de jogo de escolhas muito bem feito é Detroit:Become Human, como eu pago pau para aquele jogo, aliás, se você não jogou ele, jogue porque é maravilhoso (e olha que eu nem joguei). Acho meio bosta quando as escolhas não impactam na história, se é em vão nem deveria ter essas coisas de escolha -qqq

    Acho que seria bem louco se tivesse umas opções que nem o último God of War que lançou, pra você aprender combos e tal, seria bem top.

    Adivinha só quem leu todo o "exemplo de plot escancarado na tela com spoiler violentaço" e só percebeu que levou spoiler depois? ;-; Mas enfim... O jogo parece ser muito bom, socorro! Eu tô louquinha pra procurar algum youtuber que tenha gravado a gameplay desse jogo (até porque eu não tenho play4 pra jogar ;-;)

    Até a próxima!
    VENTANIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YOOOO SKY O/

      Vish nem sabia dessa do mercado livre! Tipo, eu sei desses combos com mangás mais antigos que não lançam mais, então não sei se terá de Psycho Pass ;-; Mas como o mangá é na verdade adaptação do anime (pois o anime é material original e criaram o mangá só pra divulgar mais a história) eu não fico tãaaooo preocupada em ter a coleção. Porém, o meu coraçãozinho de fã consumista ficaria feliz com a coleção completinha na estante xD

      "acabei comprando o 2º volume de dois mangás diferentes, tava super entendendo o que tava acontencendo" shaushuashua sei bem como é isso, fiz o mesmo com Kuroshitsuji e Vampire Kinight, comprei uns volumes aleatórios e fiquei ?????? na história.

      Sério!? shaushaushasu olha eu não me lembro de nenhum jogo com horizon que seja de corrida, mas vou pesquisar

      Exatamente isso! É muito chato quando eles simplesmente tacam um monte de personagem e não dão um aprofundamento neles, tipo a gente acaba nem se apegando aos personagens e eu acho isso bem desmotivador numa história. Mesmo que seja um jogo onde o principal é a gameplay, eu ainda quero conhecer mais o personagem e ter um mínimo de empatia por ele. Então, gostei muito de Horizon porque ele deu personalidade aos personagens, cada um tem a sua história e a sua maneira de pensar. E por mais desgraçado que certos personagens possam ser, ainda assim eles acabam te cativando, acabam despertando curiosidade na gente. Sério, a Aloy e o elenco todo de Horizon são incríveis.

      E sim, a Aloy é muito incrível! Ela vai e faz o que tem que fazer sem ficar de frescura ou enrolação, se tem que falar alguma coisa, acertar contas com alguém ela vai lá e FAZ! Além disso, a Aloy também nunca se calou para os preconceitos que a tribo dela tinha contra ela, sempre revidou tudo de cabeça erguida, é um mulherão da porra!

      TAMBÉM ADORO PAISAGENS! Uncharted 4 e assassin's creed syndicate foram outros jogos que me fizeram ficar bons minutos apreciando a vista! Horizon tem um visual muito detalhado, os cenários são muito belos, e o legal é que ele mistura a parte da natureza com a parte das ruínas da nossa sociedade e com as máquinas ultra tecnológicas que habitam a terra. Fica um visual muito lindo! A própria tela de início do jogo já é uma beleza!

      Mesmo com os bugs vale muito a pena jogar Horzion!

      Ah, eu já ouvi sobre Detroit, na verdade tô querendo comprar esse jogo justamente por causa dessa parada de rotas e escolhas! Além disso, já vi muita gente elogiando. Com certeza é o próximo da minha lista (agora só falta descolar a grana ;-;)

      shaushuashuashua pô, mas eu também de vez em quando tomo uns spoiler violento sem nem me dar conta, então tamu junto O/

      Olha, tem um monte de youtuber que fez gamaplay de Horzion, mas o que eu costumo acompanhar é o Alan, se não me engano ele vez em live, mas também gravou para o canal dele.

      Kiss

      Excluir
    2. Uncharted 4 é uma coisa maravilha, OBRA DE ARTE. Cara, se você desse paranauê de rotas e escolhas, compra Detroit porque vale realmente a pena, são MUITAS rotas diferentes e uma coisinha ou outra pode mudar tudo, realmente.

      AAA eu adoro ver as gameplays do Alan (eu assisto desde quando era Eletronic Desire GE e não tinha FNAF 5 ainda, socorro), e eu como viciada que sou, assim que tive oportunidade corri pra ver se ele tinha gravado (e para minha felicidade, sim, ele gravou). Se tudo der certo, vou começar a assistir essa semana :v

      Olha, eu fui dar uma olhada no Mercado Livre rapidão pra ver se tinha Psycho Pass, e tem! Eu vi lá os 6 primeiros volumes por 100 reais, mas não me lembro de ter visto frete grátis. É bom dar uma filtrada básica, mas ter mesmo, tem sim.

      Excluir