Minha imagem!

04 maio 2016

Mangá Orange:E se você recebesse uma carta do futuro?

MUAHAHAHAHAHAHAHA SEGUREM OS FORNINHOS E PREPAREM OS FEELS, POIS HOJE TEREMOS RESENHA SURTADA DE ORANGE ~solta purpurina~ Mas, antes de começar a chorar novamente com esse mangá, vamos as novidades, a nossa linda conversinha sobre a minha vida brisada. Enfim...Yooo meus suricatas sensuais, tudo melzinho na chupeta!? Comigo as coisas andam melhorando, pois esse fim de semana eu tive umas febres desgraçadas, tô doente desde sexta-feira, mas já estou melhor. Aliás, falando em sexta-feira, nesse dia o professor de estatística entregou as notas das nossas provas e eu só posso dizer uma coisa: CHUPA MATEMÁTICA! NEM ESTATÍSTICA ME IMPEDIRÁ DE BRILHAR NESSE MUNDO \O/ Tirei fucking 19 pontos de 20! Eu que sempre tô agonizando naquela desgraça de aula, consegui desfilar no glamour \O/ Fora isso, adivinhem quem é a mais nova usuária do photoshop!? YES, HINA-CHAN TÁ MEXENDO NO PHOTOSHOP! Na verdade, já fazem milênios que eu queria tentar aprender a manjar desse programa, mas como eu tinha medo de explodir meu notebook instalando o programa, eu deixava a ideia de lado. PORÉM, eis que eu leio um post muito inspirador da Shana e resolvo tomar vergonha e ir lá baixar o dito photoshop CS6. Resultado: Baixei, fui catar tutorial na internet E TÔ MANJANDO DO NEGÓCIO! Cara, realmente é questão da pessoa furungar e se meter no meio das mutretas! Eu pensava que fosse um bicho de sete cabeças, mas na verdade é bem mais simples! Agora eu finalmente posso aposentar o photoshop online (e evitar toda a série de stress e confusões por materiais não salvos e perdidos). Enfim, mas chega de enrolação e bora fazer post titã colossal de Orange O/



Mangá Orange
Bem, o mangá já começa metendo treta: Ele conta a história de Naho, uma garota colegial tranquila e de boas (e um tanto insegura) que recebe uma carta vinda de 10 anos do futuro, no qual foi enviada por ela mesma. E como bônus do pacotinho da tragédia, a carta pede para que ela salve a vida de seu colega de classe Kakeru, pois no final do ano o mesmo irá sofrer um acidente e morrer.



Enredo
Cara, por onde eu começo a surtar com esse enredo!? Orange é aquele shoujo que por fora, apresenta toda uma pupurina, todo um brilho a lá Kimi Ni Todoke / Ao Haru Ride, MAS por dentro é a trevosidade gótica em pessoa! A princípio parece mais outro shoujo kawaii-desu com um bom romance, porém o foco do mangá vai muito além do romance purpurinado, aliás, é possível até dizer que o romance fica em segundo plano. A verdadeira história de Orange é densa, é triste, é diferente. O mangá aborda sobre suicídio, depressão, insegurança, arrependimentos e sobre um futuro completamente incerto e outro futuro que busca por um recomeço.

Como eu já disse, o romance fica em segundo plano, na verdade ele acontece bem rápido, logo se percebe que a Naho e o Kakeru estão apaixonados um pelo o outro, não há toda aquela longa jornada até os personagens se darem conta do que estão sentindo. E isso foi algo maravilhoso para obra, pois permitiu a mangaká desenvolver uma série de outras coisas além do romance. O mangá mostra toda a insegurança da Naho sobre o que está acontecendo, sobre como ela deve seguir as instruções da carta vinda do futuro, sobre como ela deve salvar o Kakeru, sobre como ela deve lidar com as situações que mudaram em relação a carta e sobre como ela deve lidar com os seus sentimentos. Ao mesmo tempo, a obra mostra todo o mistério por trás do Kakeru, afinal um garoto aparentemente alegre e positivo acabou partindo de uma forma trágica e misteriosa. E é nesse ponto em que a "magia de orange" entra em ação!

Logo no começo ficamos sabendo que na verdade o Kakeru não se acidentou, mas sim, se suicidou, e a partir daí nós vemos que por trás de todo aquele brilho que o Kakeru carregava consigo, havia uma enorme escuridão. E Orange num geral acaba sendo praticamente uma representação do próprio Kakeru. Pois, por fora é todo colorido, brilhante, um shoujo fofinho sobre o amor colegial, porém por dentro é um mangá mais denso e sério, tendo uma temática mais pesada.


Além disso, o mangá consegue a todo o momento colocar dúvidas e mais dúvidas em nós. Ninguém sabe muito bem como o Kakeru morreu, nem o porquê disso ter acontecido. E muito menos o que aconteceu no passado, e que mudanças essa carta vinda do futuro pode trazer para o futuro da Naho: Será que o futuro será alterado!? Será que nada vai mudar!? Será que as mudanças serão positivas ou negativas!? Eu fiquei me questionando o tempo inteiro em como terminaria a história, a cada capítulo parecia que a situação não teria solução. E para um shoujo isso pode ser considerado algo bem diferente. Afinal, por mais treta que dê, todo mundo sabe que vai terminar num "felizes para sempre" com o casal estrelinha se pegando. Porém, como Orange meche com viagens no tempo, tudo é possível, então nunca se tem a plena certeza de como irá terminar isso.

Aliás, falando em viagens no tempo, esse é outro ponto fantástico do mangá: Pois, foi uma das poucas histórias que eu vi que soube mexer corretamente com viagens no tempo. Sem aquelas explicações "mágicas" que brotam no último momento para tentar tapar algum buraco. Pelo contrário, Orange conseguiu usar de forma simples e clara alguns conceitos sobre viagens no tempo, aliás, soube usar tão bem quanto Steins Gate! Tanto, que eu senti em Orange a mesma apreensão que eu senti em Steins Gate, toda vez que alguma mutreta com o tempo acontecia!

E como não esquecer as transições fabulosas que a mangaká colocou! Em certos momentos, a autora intercalava o "passado" e o "futuro", mostrando como era o futuro sem o Kakeru, como estavam as personagens, quais os arrependimentos delas, e o que elas pensavam sobre o passado delas. Ao mesmo tempo a mangaká vai fazendo, através das cartas, comparações com os passados, ou seja, o que aconteceu no passado da Naho de dez anos no futuro, e o que a Naho adolescente / do presente / do "agora" conseguiu ou não mudar com a ajuda das cartas.



Personagens
Outra coisa queridinha desse mangá é o elenco <3 Eu me diverti horrores com todas as bizarrices que esse povo falava e sofri com todo o desespero deles! E mesmo que os holofotes estejam mais no Kakeru e Naho, os personagens secundários estão sempre lá, para ajudar os protagonistas, para quebrar a tensão do mangá, gerando ótimas cenas de comédia e também para contribuir com todo o drama da história.

Na verdade, o mangá se foca no grupo como um todo, pois são seis personagens com destaque na história: A Naho, o Kakeru, Suwa, Hagita, Takako e Azusa. Sendo assim, o mangá gira em torno dessa turma toda tentando entender o Kakeru e ajudar a Naho nos seus momentos de incerteza.
___________________________________________________________________________________

Suwa: Eu poderia falar mais sobre a Naho, ou sobre a fofura do Kakeru, mas quem tá merecendo mesmo destaque e meu eterno respeito é esse macho sensual e muito gente boa do Suwa! De longe, ele foi o melhor personagem ever do mangá! Pois, ele colocou a proteção do Kakeru e a felicidade da Naho acima do seu próprio futuro e fez tudo isso com um sorriso no rosto e com o maior amor do mundo. Enfim, a treta com esse boy magia é a seguinte: Desde o começo se nota a quilômetros de distância que ele ama a Naho, porém devido a toda essa confusão do Kakeru e também visando a felicidade da Naho (pois se notava que ela e o Kakeru se amavam pakas), o Suwa resolveu deixar seus sentimentos de lado, para dar toda a força do mundo para esses dois. Porém, o bacana disso tudo é que ao invés de rolar todo aquele sentimento sofrido, ou inveja, o personagem fazia isso com toda a bondade que tinha, ele não fazia apenas para agradar a Naho e pagar uma de bonzão. Ele fez o que fez, porque também era amigo do Kakeru, sendo assim também queria salvar o mesmo. Ele o fez porque ele amava seus amigos! Mas, eu sei que vocês estão se perguntando "Ah, mas então essa perfeição de homi ficou na friendzone!?" Sim e não...Apenas leiam o mangá e se surpreendam com as coisas!
___________________________________________________________________________________

Naho: É uma garota bem insegura, sendo que no futuro terá uma série de arrependimentos envolvendo a época do colegial e principalmente o fato de não ter ajudado o Kakeru. Portanto, será isso que fará ela enviar uma carta de volta ao passado, na esperança da Naho do passado não cometer os mesmos erros. Porém, mesmo sendo alguém insegura, nossa protagonista aprende a ser mais decisiva e forte, e ainda aprende a tomar suas próprias decisões sem recorrer as cartas vindas do futuro. (afinal, é muito fácil você mandar uma carta para sua eu do passado dizendo "Te vira mulher que eu tô arrependida!" '-')
___________________________________________________________________________________

Kakeru: Tá aí um sujeitinho que foi responsável por me fazer quase infartar! O Kakeru é aquele tipo de personagem que você pode esperar de tudo! E que qualquer coisinha que aconteça pode ser indício de "dará muita merda". O que de longe é espetacular, pois a mangaká soube de forma simples, retratar o psicológico e comportamento de pessoas que apresentam esse tipo de problema (querer se suicidar). O Kakeru é um rapaz que vive sorrindo, que para ele tá tudo de boas, ele num primeiro momento aparenta ter uma vida normal e feliz, porém por dentro tá uma bagunça do capeta. E é geralmente assim que pessoas nesse tipo de situação se comportam, ou seja, esboçam um sorriso, mas na realidade estão em pedaços. Portanto, foi maravilhoso acompanhar todos os altos e baixos dos personagens, pois qualquer movimento em falso e tudo poderia estar acabado. Mas num geral, o Kakeru é um amorzinho, um boy magia muito fofinho (dá vontade de tacar dentro de um potinho :v), tá sempre de olho na Naho (e com carinha de cão abandonado shuahash...Eu acho isso fofinho okss u.u) porém, para o amor é tão tapado quanto a mesma e---e



Comentando coisas aleatórias

  • #Traços: QUE TRAÇO MAIS KAWAIIZÃO É ESSE!? Gente, eu achei uma graça os traços dessa mnagaká. São tão bonitos quantos o da Io Sakisaka (www), aliás, as capas de Orange estão maravilhosas! Principalmente a capa do quarto volume, no qual foi a minha favorita <3 (www), (www), (www), (www), (www)

  • #Suwa ~comentando cena SPOILER ON~ Cara, teve várias e várias cenas que eu amei desse mangá, porém de longe o Suwa é quem conquistou meu coração! ESSE BOY MAGIA MERECE UM TROFÉU! É o seguinte: Para conseguir salvar o Kakeru e ajudar a Naho, o Suwa acaba desistindo da nossa protagonista, ou seja, ele faz de tudo para a Naho ficar junto com o Kakeru, pois ele sabe que os dois se amam e que assim é possível ele salvar o amigo. Então há duas cenas incríveis do Suwa (e de dar peninha também): A primeira delas é quando ele abre as cartas que ele recebeu do futuro (sim, na verdade não apenas a Naho, mas todos os personagens receberam cartas de si mesmos do futuro, pedindo para salvarem o Kakeru). Então, nessa carta do Suwa, ele diz que será difícil apoiar o amigo a ficar com a garota que ele ama, mas que ainda assim existe um futuro/mundo em que ele e a Naho ficam juntos e formam uma família, e nisso ele vê que junto com a carta veio uma foto do futuro com ele e a Naho casados e com um filho. Já a segunda cena é quando a Naho e o Kakeru acabam tendo uma briga feia, sendo assim o Suwa acaba indo ajudar a Naho, porém de acordo com as cartas do futuro do Suwa, nesse dia ele iria se declarar para a Naho, fazendo com que a mesma passasse e se apaixonar aos poucos por ele, no qual futuramente resultaria em casamento e filhos. PORÉM, o SUWA DESISTE DE SE DECLARAR justamente para tentar mudar o futuro e fazer a Naho ficar com o Kakeru para salvar o mesmo.....FOI UMA DAS CENAS MAIS LINDAS E TRISTES DESSE MANGÁ! Cara, o Suwa largou tudo, desistiu do futuro dele para conseguir ajudar os amigos! E fez tudo isso com bondade, com um sorriso no rosto, fez porque queria ajuda-los de coração... CARA QUE MACHO ALFA PERFEIÇÃO É ESSE!? LINDO, PERFEITO, MARAVILHOSO E QUE FAZ DE TUDO PELOS AMIGUINHOS! Na boa, o Suwa ganhou o meu eterno respeito! 
  • Na boa, a Takako (amiga da Naho) ganhou meu eterno respeito também! Nossa, teve uma cena dessa guria LACRANDO NA CARA DA INIMIGA (uma senpai que tava de olho no Kakeru e infernizando a Naho). Meu deus, largou a real na cara e enfrentou a garota na coragem! Até cheguei a pensar que nessa cena onde as duas discutem fosse rolar puxão de cabelo e altas rolagens no chão e-e


Final
PERFEITO, LINDO, SURPREENDENTE! Foi um final diferente! A mangaká soube aproveitar muito bem essa coisa de "mundos paralelos", ela soube pegar uma terceira rota muito bacana, fazendo um paralelo entre o mundo da Naho do futuro e o mundo da Naho do passado. Cara, Orange foi um mangá incrível, com uma pegada diferente, ou seja, parece um shoujo purpurinadão cheio de romance, porém o que menos se vê é o romance e purpurina. É um mangá que fala de forma simples e direta de medos, arrependimentos, futuro, amizade, viagens no tempo. O mangá não perde tempo, ele vai para onde tem que ir sem grandes enrolações e mimimis....Enfim, LEIAM O MANGÁ ORANGE <3



___________________________________________________________________________________

Enfim, por hoje era isso meus suricatinhas <3 Dessa vez eu demorei um pouquinho mais até postar, pois eu estou praticamente duas fucking semanas empesteada Ç.Ç (num consigo me livrar desse exu desgraça que tá me dando febre e dor de cabeça), mas acho que agora eu vou melhorar de vez! (bem, pelo menos hoje eu tô me sentindo muito melhor!). 

Bjos no Kore

5 comentários:

  1. HINAAAAAA \O\
    Primeiramente: PARABAINS PELA NOTA!
    Segundamente: VEM PRO MUNDO DO WEBDESIGN MINHA CARA <3 Fico feliz por ter te inspirado!

    Agora, sobre ORANGE.... O QUE FOI ESSE MANGÁ TAQUEPARIU MENINA COMO SEGURAR ESSA MARIMBA????? Nossa, Orange foi... nem tenho palavras pra definir. Muitas bad vibes, eu cheguei até a suspeitar se o final ia ser feliz ou não ;w; mas que bom que tudo dá certo!
    Adoro o fato de ele ser focado no grupo de amigos, isso é muuuuito bacana uwu e gente AQUELE SMS DA MÃE DO KAKERU???? QUE É ISSO SENHORA? SENHORA? SENHORA????????? Segura esse forninho ~
    Agora muita gente fala muito bem do traço de Orange, mas eu só acho ele ok. Já vi melhores. E o final foi bom, mas achei muito rápido. Podia ter mostrado o futuro 10 anos depois com o Kakeru, sabe? Rolava mais um ou dois capítulos, poxa uwu Mas tudo bem, o que importa é que tudo deu certo e todos terminam felizes uwu
    Menine, melhoras! To doente também, fiquei de molho esses dias e nem to conseguindo falar por causa da garganta .-. tá difícil essa vida! Melhoras pra nós uwu e quero ibagens dos seus designs heim? '-'
    Beixos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YOOOOO SHANA \O/

      VALEUZÃO *U* (tô fazendo de tudo para ter boas notas nessa matéria E DAR UM ADEUS DEFINITIVO PARA ELA!)

      Pois é, aquele teu post era o que faltava para eu tomar vergonha na cara e me aventurar nessas purpurinas do photoshop \O/

      EXATAMENTE! Manu, é uma coisa que num tem como descrever, só lendo o negócio para manjar das mutretas. E EU TAMBÉM ME PERGUNTAVA ETERNAMENTE SE TERÍAMOS FINAL TRÁGICO OU FELIZ! Toda vez que rolava um problema eu já ficava tipo "MEU DEUS, É AGORA QUE O MULEQUE SE MATA!" Sério, eu tava tão curiosa para saber dessas tretas que eu li os cinco volumes numa velocidade extraordinária!

      Ainda bem que tudo terminou de boas, aliás, eu pensava que ou a mangaká colocaria um final mega purpurinado com eles conseguindo mudar o futuro ou então trágico, com o Kakeru se suicidando de novo. MAS, eis que a mangaká soube usar o conceitos de viagens no tempo e tacou uma terceira rota! Uma onde o passado deles é mudado, porém o futuro da Naho que mandou as cartas continua o mesmo, foi uma jogada bem Steins Gate, usando essa parada de mundos paralelos! EU ADOREI! A CENA FINAL DO KAKERU DO PASSADO E NA NAHO DO FUTURO PASSANDO PELO MESMO LOCAL E A NAHO DO FUTURO SE VIRANDO PARA TRÁS E DEPOIS INDO EMBORA COM O SUWA E O FILHO! MEU DEUS, MEUS FEELS EXPLODIRAM NESSA CENA!

      PUTZ, QUE MENSAGEM LOKA FOI AQUELA! Meu deus, eu chorei junto com o Kakeru! Pô, no final a mãe só estava tentando proteger ele e talls.

      Bem, em questão de traço eu amei o de Orange <3333333 Tem alguma coisa nele que me chama atenção! Acho que é as expressões do rosto, tipo olhos e a forma como a mangaká desenha sorrisos.....EU ACHO A COISA MAIS LINDINHA <3 Porém, se formos colocar numa classificação, o traço de orange seria o meu quarto favorito! O primeiro fica com Kuroshitsuji, o segundo com Pandora Hearts, o terceiro com Ao Haru Ride e o quarto com Orange <333333333 Foram os mangás que conseguiram me fazer parar a leitura só para admirar os desenhos <3

      Pois é, acho que só faltou isso! Poderiam ter mostrado como o Kakeru ficou, se ele e a Naho firmaram completamente o namoro ou se talvez a Naho mesmo assim acabou ficando com o Suwa. Porque sei lá, mesmo o Kakeru tendo ficado vivo, eu meio que senti que no final das contas a Naho ficaria com o Suwa, enquanto que o Kakeru já completamente forte acabaria sendo um grande amigo dos dois.......Enfim, foi esse sentimento que rolou comigo, mas acho que no final é mais minha vontade berrando para que o Suwa num fique sozinho, POIS ELE É MUITO QUERIDÃO E FOFO <3

      Porém, entre o final e o começo, eu achei que o começo foi mais rápido. Tudo aconteceu de forma bem dinâmica, o que não foi ruim, mas como eu tô acostumada com esses shoujos que se vão capítulos e capítulos até as coisas rolarem, eu estranhei num primeiro momento.

      MELHORAS PRA TI TAMBÉM O/ É triste ficar empesteada Ç.Ç (essas mudanças brusca de temperatura por aqui é que são meu eterno problema Ç.Ç)

      hsaushashuas acho que vai demorar um pouquinho no quesito imagens, ainda tenho que treinar mais para fazer algo pelo menos apresentável e-e''

      Kiss

      Excluir
  2. Ooi Hinata-Chan!

    Eu sempre vi imagens e várias coisas sobre Orange em todos os lugares e achei que eram aqueles shoujos que tudo é um mar de rosas, a treta acontece em um episódio mas você sabe que tudo vai dar certo no final. Mas sempre tive preguiça de procurar ler um review ou sei lá :v mas acabei lendo seu post... Caramba! UASHUAH
    Poxa, não sei se faria tudo o que o Suwa fez pelo Kakeru ;---; E eu falo isso, mas tem também essa coisa do futuro! Argh, que bug no cérebro, acho que sei lá, tinha outra forma de fazer isso, mas okay HSUAHS É que não to conformada, que coração gente pra fazer isso! ;---; Mas pensando bem, eu meio que penso nos arrependimentos deles, foram tão fortes ao ponto deles tentarem mudar e consequentemente devem saber que isso poderia mudar tudo, inclusive acho que o Suwa do futuro poderia pensar na possibilidade disso acontecer, então... então nada, não sei o que dizer HSAUHS

    Ainda não li o mangá, mas pretendo ler! E você ficou sabendo que vão fazer um anime também? Só espero que seja bom e tão emocionante quanto parece o mangá(a gente sabe que não vai ser, mas vamos ter esperanças SHAUSHA), eu gostei de tudo que li aqui, mas sei que não irei gostar da parte de como essas cartas do futuro foram parar ai, se é que tem alguma explicação né, é que sou meio curiosa com essas coisas '^' chatice minha mesmo HSAUHS
    Beijos :3 o/
    ~ Powerful Alien Girl!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YOOOOO SARA \O/

      MAR DE ROSAS É O QUE COM CERTEZA NÃO TEM EM ORANGE sauhsuashuashu Eu também pensava que fosse algo super purpurinadão, meio Kimi Ni Todoke, fofurinha e inocência, MAS O BAGULHO É MUITO TENSO E LOKO MANU! Quase tive uns ataques do coração e chorei numas partes Ç.Ç

      Pois é, num geral se fosse um shoujo apenas de romance colegial, provavelmente o Suwa não faria tudo o que fez. MAS, como em orange o pano de fundo principal é amizade do grupo, ou seja, o povo tentando salvar o Kakeru, o amor pelos amigos acaba tendo mais foco, logo o Suwa sacrifica o seu futuro relacionamento com a Naho para salvar o Kakeru. Até porque, mesmo o Kakeru ficando vivo isso não necessariamente significa que o a Naho ficara com ele.

      No mangá, a Naho fica junto com o Kakeru e talls, mas em algum lugarzinho do meu coração eu senti que ficou meio no ar, uma possibilidade de no futuro o Suwa e a Naho terminarem juntos.

      EXATAMENTE! Eles estavam tão arrependidos por não terem salvado o Kakeru e sentiam tanto a falta dele, que isso foi maior do que tudo! O que fez o Suwa, mesmo sabendo que poderia perder a Naho, enviar uma carta para o passado dizendo para que a Naho e o Kakeru ficassem juntos. Na verdade, na carta em que o Suwa envia para o passado ele fala que provavelmente o futuro dele e da Naho juntos irá ser afetado, mas que ainda assim o amigo era mais importante. ENFIM, pode ler com paz e tranquilidade no coração, pois o final foi extremamente belo e compensador!

      SSSSIIIMMMM FIQUEI SABENDO! Aliás, eu estou torcendo para que eles adaptem todo o mangá! Afinal, ele nem é tão grande assim, apenas 22 capítulos! Dá muito bem para eles completarem a história em anime se fizerem uma série um pouquinho maior (pois, ultimamente só tá saindo anime shoujo de 12 ep no máximo =/)

      Na verdade eles meio que deixam no ar como as cartas foram ao passado. Pois, no final mesmo contendo viagens no tempo, esse não é o foco do mangá. o Foco está no grupo e no relacionamento que eles possuem entre si. É algo mais psicológico, sabe!? Mas, ainda assim eles deixam uma breve explicação de como poderiam ter parado lá as cartas.

      Kiss

      Excluir
  3. Yooo!
    Mds... Esse lay, que homenagem viu. eu estou com alguns capítulos atrasados, mas vou terminar de ler e ver o que vai acontecer no final T^T só de pensar que vai acabar da um no na garganta :(

    Ficou muito bom Hi-chan! Gostei bastante desse fundo fragmentado *o*

    Eu só não se é de proposito, mas a navbar do blogger está aparecendo lá em cima.

    19 de 20 \o/ Parabéns suricata!
    Você usava o photoshop online °o° Conheço poucas pessoas que usam ele, porque quando precisam usar em outros computadores em outros lugares, usam o portátil do Pen Drive. Mas já testei a versão online e não é ruim, mas por consumir muita memoria juntamento ao navegador..... Fica bem complicado usar kkk.

    Eu li muito pouco desse mangá... Mas eu lembro que eu gostei bastante do traço, combinou. E eu concordo com você, são tão bons quanto da Sakisaka.

    Ai MDS, que coisa mais catita. Eu não aguentei e tive que ler o trecho de spoiler que você deu T^T maligna vc viu kkkk. Ele desistiu dela para salvar o amigo T^T que nobre.

    Enfim Hi-chan, gostei do lay, fiquei emocionado com o trecho do spoiler e quero muito assistir o anime kkkk. Porque ler... Vai demorar um pouco, porque tem muita coisa na fila.

    Não vou comentar o motivo por eu ter ficado afastado, porque você já deve ter lido no meu blog a respeito da minha mudança de residencia T^T enfim terminou kkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir